domingo, 12 de dezembro de 2010

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO ENQUANTO ARTICULADOR DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Na escola observa-se constantemente o descompasso entre a teoria e a prática. Para mudar esse cenário de desarticulação entre o saber, o poder e o fazer, a escola não pode lançar mão de um poderoso instrumento para a transformação de sua realidade: O Projeto Político-Pedagógico.
O Projeto Político-Pedagógico é um plano global da escola que leva à construção de sua identidade, definindo, de forma participativa, o tipo de ação educativa que pretende realizar. Sabemos que a construção do Projeto Político-Pedagógico exige bastante envolvimento dos seus participantes, e é necessária a articulação dos diferentes segmentos que compõem a comunidade escolar para que o projeto coletivo saia do plano do ideal e passe a tornar-se real.
Pesquisas apontam que nas escolas, que não é grande maioria, o projeto político-pedagógico é compreendido como um instrumento construído pela coletividade escolar para aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem e o/a coordenador/a pedagógico/a atua de fato, no sentido de mobilizar todos os segmentos da comunidade escolar para alcançar as metas estabelecidas no projeto de suas respectivas escolas. Portanto, o projeto político-pedagógicocontribui para a tomada de atitudes promotoras da qualificação das práticas pedagógicas e o exercício da cidadania nas escolas municipais. Como também, a confirmação da necessidade do coordenador pedagógico que atua enquanto mobilizador e articulador de diferentes segmentos para a consecução de uma escola de qualidade, fruto da ousadia da coletividade dos atores escolares.


2 comentários:

  1. Léia, concordo com suas idéias.

    Assim, percebo que um dos grandes desafios é estabelecer a total integração entre os profissionais da educação para o planejamento e aplicação do Projeto Politico Pedagógico. Talvez o mais dificil é que estes profissionais reconhecerem a importância de sua participação nas decisões da escola.

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  2. O gestor, seja ele coordenador, diretor, supervisor, tem o dificil papel de estabelece a harmonia no ambiente de trabalho, levantar temáticas juntamente com os professores afim de possibilitar novas descobertas e novos questionamentos no ambiente sala de aula ou num ambiente extra sala. As relações interpessoais também é um fator crucial na prática do coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.

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