domingo, 12 de dezembro de 2010

CONSELHO DE CLASSE! QUAL O PAPEL DO COORDENADOR?

São membros do Conselho os professores, o diretor da Escola, o coordenador pedagógico e o orientador educacional, não sendo prevista a participação do aluno." A inconsistência da própria concepção de Conselho de Classe, subjacente às orientações que normatizam sua organização e funcionamento, ao associar seu sentido, essencialmente, à função classificatória da avaliação e, ainda, ao buscar contemporizar uma ênfase na avaliação como responsabilidade individual do professor com a avaliação como responsabilidade coletiva dos profissionais da Escola."

"Além de se identificarem as causas do não-aproveitamento do aluno, em determinadas disciplinas, também é nos Conselhos que são veiculadas informações sobre o caráter pessoal dos alunos e sobre seu desempenho anterior(...)"

Em muitos casos tentando camuflar o péssimo desempenho do aluno ao longo do ano, eis que surge o conselho de classe para aprovar aquele aluno que brincou o ano todo e agora o governo precisa dele aprovado para não manchar suas estatísticas. No entanto em muitos casos o conselho de classe vem para possibilitar uma segunda chance para o aluno que por outros motivos ou mesmo problemas familiares nao conseguiriram ter um bom desempenho. É ai que entra o papel do coordenador pedagogico, quando ele tem a possibilidade de trabalhar em conjunto com o professor e ver de perto os problemas enfrentados em sala e o desempenho de cada aluno. Pois é conhecendo os reais problemas da sala de aula que o coordenador  expoe tudo aquilo que colheu ao longo do ano, em conjunto com todos os profissionais envolvidos na escola, e especialmente em se tratando do Conselho final, pois é significativo para a vida escolar do aluno, é o espaço onde se discute e se defende o seu prosseguimento ou não para a série posterior. É o espaço onde se decide não só sobre a aprovação ou reprovação, mas também sobre a própria expulsão dos alunos da Escola." "O Conselho de Classe, ganhará sentido se vier a se configurar como espaço não só possibilitador da análise do desempenho do aluno e, mais, do desempenho da própria Escola, de forma conjunta e cooperativa pelos que integram a organização escolar (professores e outros profissionais, alunos e pais), como também de proposição de rumos para a ação, rompendo-se com as finalidades classificatórias e seletiva a que tem servido."
Publicação: Série Idéias n. 25. São Paulo: FDE, 1998

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