O coordenador em sala de aula não, mas um trabalho conjunto de ambas as partes sim.Mas para que esta coordenação seja significativa, é preciso que professor e coordenador exerçam sua função com responsabilidade e comprometimento para com áqueles que necessitam de sua função,para contribuir com o fortalecimento do trabalho institucional.
No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional.www.artigonal.com ›
Cada profissional deve exercer a sua função. Se o coordenador ministrar aulas a escola não terá quem elabore propostas pedagógicas, acompanhe os projetos da escola e oriente pais, alunos e outros professores. Acredito que a escola deve realizar contratações para não precisar remanejar pessoas de funções diferentes. Mas, tenho uma dúvida parecida com a sua. O coordenador precisa ter sido professor? Ter experiência em sala de aula é uma condição para o exercício da coordenação escolar? Acho que vou incluir essas perguntas no meu blog. rsrs
Também me pergunto isso Leia, se para ser coordenador é necessário ter atuado em sala de aula. No entanto acredito que seria uma ferramenta importante para a nossa atuação enquanto coordenador pedagógico, pois quando você possui uma experiência em sala de aula a sua postura como coordenador pedagógico será diferente, daquele profissional que não teve experiência em sala de aula.Uma coisa é somente ouvir falar ou ler livros que falam sobre com ser um coordenador pedagógico, outra coisa é unir suas vivencias e experiências em sala de aula com os conhecimentos técnicos que você adquiriu e adquire durante a sua formação, pois como já sabemos nossa formação é continua.Em suma acredito que devemos concilia a teoria com a prática.
Léia uma vez que em educação prática e teoria precisam estar sempre juntas não podendo dissociar uma da outra, acho que para coordenar é necessário ter conhecimentos dos problemas enfrentados em sala de aula, e se estes foram vivenciados literalmente, a coordenação não vai deixar a desejar. É o que se espera.
Acredito ser de suma importância essa vivência anterior de sala de aula para posteriormente assumir um cargo que tratará principalmente e diretamente de assuntos que envolverão todo o corpo docente de uma instituição. Afinal, o coordenador precisará captar a essência do trabalho diário de um professor e ele o fará a partir do instante em que experienciar! Como diria Caetano..."cada um, sabe a dor e a delícia de ser o que é...".
Acredito que essa atuação seja num sentido indireto, mas a partir do pofessor o coordenador avaliando as necessidades da sala execulte bem seu trabalho.
Acredito que conhecer a realidade da sala de aula é importante para o coordenador desenvolver um bom trabalho em parceria com o professor, mas ele não precisa necessariamente atuar na sala de aula, pois se assim o fizer, deixará de realizar atividades que necessitam realmente da sua presença.
Acredito que a experiência de um coordenador como professor tem muito a acrescentar ao coordenador... tornando-o mais sensível e parceiro do professor. Mas o fato de um coordenador não ter uma experiência anterior como professor não invalida seus conhecimentos, nem sua profissionalidade.
Sim Léia é necessario o coordenador atuar em sala com a parceria do professor ,afinal é desta forma que ele saberá o que estrá passando na sala de aula (dificuldade tanto do professor quanto do aLUNO).
Para mim, é necessário que ele tenha experiência em sala de aula, não saíndo diretamente da faculdade para exercer esta função. O contato com a sala de aula é muito importante e pode quebrar paradigmas formados por teóricos e outros. Após a experiencia na sala de aula em sua formação, acho que o seu papel é de coadjuvante, nas entrelinhas, pensando e compartilhando com docentes melhorias para a educação.
Indiazinha, com certeza se o coordenador tiver passado por uma experiência anterior na sala de aula seu olhar para com o trabalho do professor será mais pruidente e analítico, isso não invalida o profissionalismo de quem não tenha passado por esta função. Porém a firmeza e o entendimento da parceria entre ambas as partes é que fará o diferencial no sucesso da ação educativa.
Uma das exigências do concurso da prefeitura de Salvador em 2010 para a seleção de coordenador pedagógico foi a experiência em sala de aula. O conheciemnto teórico é muito importante, mas ele sozinho não é suficiente para a função do coordenador que entre tantas atribuições deve cuidar da formação do professor. Quando atuando como coordenador, não sou a favor que este profissional assuma a sala de aula mas que ele tenha vivenciado esta prática anteriormente ao cargo, sendo necessario para a empatia com as necessidades do professor.
Acredito que não, pois entre os pontos negativos de ter um coordenador atuante em sala de aula é que na maioria das vezes são exigentes da prática baseada nas tendências pedagógicas de cárater Liberal Tradicional, neste sentido acabam atrapalhando o desenvolvimento do aluno, e dificultam o trabalho do professor.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO coordenador em sala de aula não, mas um trabalho conjunto de ambas as partes sim.Mas para que esta coordenação seja significativa, é preciso que professor e coordenador exerçam sua função com responsabilidade e comprometimento para com áqueles que necessitam de sua função,para contribuir com o fortalecimento do trabalho institucional.
ResponderExcluirNo entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional.www.artigonal.com ›
ResponderExcluirCada profissional deve exercer a sua função. Se o coordenador ministrar aulas a escola não terá quem elabore propostas pedagógicas, acompanhe os projetos da escola e oriente pais, alunos e outros professores. Acredito que a escola deve realizar contratações para não precisar remanejar pessoas de funções diferentes. Mas, tenho uma dúvida parecida com a sua. O coordenador precisa ter sido professor? Ter experiência em sala de aula é uma condição para o exercício da coordenação escolar?
ResponderExcluirAcho que vou incluir essas perguntas no meu blog. rsrs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTambém me pergunto isso Leia, se para ser coordenador é necessário ter atuado em sala de aula.
ResponderExcluirNo entanto acredito que seria uma ferramenta importante para a nossa atuação enquanto coordenador pedagógico, pois quando você possui uma experiência em sala de aula a sua postura como coordenador pedagógico será diferente, daquele profissional que não teve experiência em sala de aula.Uma coisa é somente ouvir falar ou ler livros que falam sobre com ser um coordenador pedagógico, outra coisa é unir suas vivencias e experiências em sala de aula com os conhecimentos técnicos que você adquiriu e adquire durante a sua formação, pois como já sabemos nossa formação é continua.Em suma acredito que devemos concilia a teoria com a prática.
Léia uma vez que em educação prática e teoria precisam estar sempre juntas não podendo dissociar uma da outra, acho que para coordenar é necessário ter conhecimentos dos problemas enfrentados em sala de aula, e se estes foram vivenciados literalmente, a coordenação não vai deixar a desejar. É o que se espera.
ResponderExcluirAcredito ser de suma importância essa vivência anterior de sala de aula para posteriormente assumir um cargo que tratará principalmente e diretamente de assuntos que envolverão todo o corpo docente de uma instituição. Afinal, o coordenador precisará captar a essência do trabalho diário de um professor e ele o fará a partir do instante em que experienciar! Como diria Caetano..."cada um, sabe a dor e a delícia de ser o que é...".
ResponderExcluirAcredito que essa atuação seja num sentido indireto, mas a partir do pofessor o coordenador avaliando as necessidades da sala execulte bem seu trabalho.
ResponderExcluirAcredito que conhecer a realidade da sala de aula é importante para o coordenador desenvolver um bom trabalho em parceria com o professor, mas ele não precisa necessariamente atuar na sala de aula, pois se assim o fizer, deixará de realizar atividades que necessitam realmente da sua presença.
ResponderExcluirAcredito que a experiência de um coordenador como professor tem muito a acrescentar ao coordenador... tornando-o mais sensível e parceiro do professor. Mas o fato de um coordenador não ter uma experiência anterior como professor não invalida seus conhecimentos, nem sua profissionalidade.
ResponderExcluirSim Léia é necessario o coordenador atuar em sala com a parceria do professor ,afinal é desta forma que ele saberá o que estrá passando na sala de aula (dificuldade tanto do professor quanto do aLUNO).
ResponderExcluirPara mim, é necessário que ele tenha experiência em sala de aula, não saíndo diretamente da faculdade para exercer esta função. O contato com a sala de aula é muito importante e pode quebrar paradigmas formados por teóricos e outros.
ResponderExcluirApós a experiencia na sala de aula em sua formação, acho que o seu papel é de coadjuvante, nas entrelinhas, pensando e compartilhando com docentes melhorias para a educação.
Indiazinha, com certeza se o coordenador tiver passado por uma experiência anterior na sala de aula seu olhar para com o trabalho do professor será mais pruidente e analítico, isso não invalida o profissionalismo de quem não tenha passado por esta função. Porém a firmeza e o entendimento da parceria entre ambas as partes é que fará o diferencial no sucesso da ação educativa.
ResponderExcluirUma das exigências do concurso da prefeitura de Salvador em 2010 para a seleção de coordenador pedagógico foi a experiência em sala de aula.
ResponderExcluirO conheciemnto teórico é muito importante, mas ele sozinho não é suficiente para a função do coordenador que entre tantas atribuições deve cuidar da formação do professor.
Quando atuando como coordenador, não sou a favor que este profissional assuma a sala de aula mas que ele tenha vivenciado esta prática anteriormente ao cargo, sendo necessario para a empatia com as necessidades do professor.
Acredito que não, pois entre os pontos negativos de ter um coordenador atuante em sala de aula é que na maioria das vezes são exigentes da prática baseada nas tendências pedagógicas de cárater Liberal Tradicional, neste sentido acabam atrapalhando o desenvolvimento do aluno, e dificultam o trabalho do professor.
ResponderExcluir