quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

COORDENAR É PRECISO PRÁTICA.

PARA QUE HAJA UMA COORDENAÇÃO PEDAGOGICA SIGNIFICATIVA É NECESSÁRIO UMA ATUÇÃO DO COORDENADOR EM SALA DE AULA?

16 comentários:

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  2. O coordenador em sala de aula não, mas um trabalho conjunto de ambas as partes sim.Mas para que esta coordenação seja significativa, é preciso que professor e coordenador exerçam sua função com responsabilidade e comprometimento para com áqueles que necessitam de sua função,para contribuir com o fortalecimento do trabalho institucional.

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  3. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional.www.artigonal.com ›

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  4. Cada profissional deve exercer a sua função. Se o coordenador ministrar aulas a escola não terá quem elabore propostas pedagógicas, acompanhe os projetos da escola e oriente pais, alunos e outros professores. Acredito que a escola deve realizar contratações para não precisar remanejar pessoas de funções diferentes. Mas, tenho uma dúvida parecida com a sua. O coordenador precisa ter sido professor? Ter experiência em sala de aula é uma condição para o exercício da coordenação escolar?
    Acho que vou incluir essas perguntas no meu blog. rsrs

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  5. Também me pergunto isso Leia, se para ser coordenador é necessário ter atuado em sala de aula.
    No entanto acredito que seria uma ferramenta importante para a nossa atuação enquanto coordenador pedagógico, pois quando você possui uma experiência em sala de aula a sua postura como coordenador pedagógico será diferente, daquele profissional que não teve experiência em sala de aula.Uma coisa é somente ouvir falar ou ler livros que falam sobre com ser um coordenador pedagógico, outra coisa é unir suas vivencias e experiências em sala de aula com os conhecimentos técnicos que você adquiriu e adquire durante a sua formação, pois como já sabemos nossa formação é continua.Em suma acredito que devemos concilia a teoria com a prática.

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  6. Léia uma vez que em educação prática e teoria precisam estar sempre juntas não podendo dissociar uma da outra, acho que para coordenar é necessário ter conhecimentos dos problemas enfrentados em sala de aula, e se estes foram vivenciados literalmente, a coordenação não vai deixar a desejar. É o que se espera.

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  7. Acredito ser de suma importância essa vivência anterior de sala de aula para posteriormente assumir um cargo que tratará principalmente e diretamente de assuntos que envolverão todo o corpo docente de uma instituição. Afinal, o coordenador precisará captar a essência do trabalho diário de um professor e ele o fará a partir do instante em que experienciar! Como diria Caetano..."cada um, sabe a dor e a delícia de ser o que é...".

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  8. Acredito que essa atuação seja num sentido indireto, mas a partir do pofessor o coordenador avaliando as necessidades da sala execulte bem seu trabalho.

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  9. Acredito que conhecer a realidade da sala de aula é importante para o coordenador desenvolver um bom trabalho em parceria com o professor, mas ele não precisa necessariamente atuar na sala de aula, pois se assim o fizer, deixará de realizar atividades que necessitam realmente da sua presença.

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  10. Acredito que a experiência de um coordenador como professor tem muito a acrescentar ao coordenador... tornando-o mais sensível e parceiro do professor. Mas o fato de um coordenador não ter uma experiência anterior como professor não invalida seus conhecimentos, nem sua profissionalidade.

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  11. Sim Léia é necessario o coordenador atuar em sala com a parceria do professor ,afinal é desta forma que ele saberá o que estrá passando na sala de aula (dificuldade tanto do professor quanto do aLUNO).

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  12. Para mim, é necessário que ele tenha experiência em sala de aula, não saíndo diretamente da faculdade para exercer esta função. O contato com a sala de aula é muito importante e pode quebrar paradigmas formados por teóricos e outros.
    Após a experiencia na sala de aula em sua formação, acho que o seu papel é de coadjuvante, nas entrelinhas, pensando e compartilhando com docentes melhorias para a educação.

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  13. Indiazinha, com certeza se o coordenador tiver passado por uma experiência anterior na sala de aula seu olhar para com o trabalho do professor será mais pruidente e analítico, isso não invalida o profissionalismo de quem não tenha passado por esta função. Porém a firmeza e o entendimento da parceria entre ambas as partes é que fará o diferencial no sucesso da ação educativa.

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  14. Uma das exigências do concurso da prefeitura de Salvador em 2010 para a seleção de coordenador pedagógico foi a experiência em sala de aula.
    O conheciemnto teórico é muito importante, mas ele sozinho não é suficiente para a função do coordenador que entre tantas atribuições deve cuidar da formação do professor.
    Quando atuando como coordenador, não sou a favor que este profissional assuma a sala de aula mas que ele tenha vivenciado esta prática anteriormente ao cargo, sendo necessario para a empatia com as necessidades do professor.

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  15. Acredito que não, pois entre os pontos negativos de ter um coordenador atuante em sala de aula é que na maioria das vezes são exigentes da prática baseada nas tendências pedagógicas de cárater Liberal Tradicional, neste sentido acabam atrapalhando o desenvolvimento do aluno, e dificultam o trabalho do professor.

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